Governador exonera Eric Márcio Fantin do cargo de delegado de polícia

 



NOTÍCIAS / DIÁRIO OFICIAL

Governador exonera Eric Márcio Fantin do cargo de delegado de polícia

LINO BARRETO, Band FM Brasnorte

14 de Março de 2025 as 20:49

  Foto: Reprodução

O governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), no uso de suas atribuições legais e com base nos elementos constantes do Processo de Avaliação de Estágio Probatório (PAEP) n° 001/2025/CPAEP, determinou a exoneração do delegado de polícia Eric Márcio Fantin, matrícula funcional n° 309074. A decisão foi fundamentada no relatório final da Comissão Permanente de Avaliação de Estágio Probatório, ratificado pela Delegada-Geral e pelo Secretário de Estado de Segurança Pública.

A portaria publicada prevê que o servidor seja formalmente notificado, assim como seu defensor, com o envio do inteiro teor da decisão. Além disso, a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) serão comunicadas para as providências cabíveis.

Eric Márcio Fantin atuou como delegado no município de Brasnorte por quase um ano, período em que conduziu diversas investigações envolvendo políticos locais. Devido a ameaças contra sua vida, foi transferido pela Secretaria de Segurança Pública para o município de Juara. Apesar de residir em Juara, Fantin decidiu se candidatar ao cargo de prefeito de Brasnorte pelo Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024.

Na disputa eleitoral, Fantin obteve uma votação expressiva de 4.479 votos, mas foi derrotado pelo atual prefeito Edelo Ferrari (União Brasil), reeleito com 4.634 votos. O resultado das eleições, no entanto, gerou polêmica, pois o Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com uma ação pedindo a cassação da chapa vencedora por suspeita de compra de votos, transferência de domicílio eleitoral e influência indevida no resultado do pleito.

A ação foi ajuizada pelo ex-promotor de Brasnorte, Jacques de Barros Lopes. Segundo o MPE, a chapa de Edelo Ferrari teria oferecido dinheiro, medicamentos, fraldas descartáveis e até frangos congelados para obter votos, principalmente entre indígenas da etnia Enawene Nawe. Além disso, há suspeitas de que o grupo tenha transportado ilegalmente eleitores até as urnas no dia da eleição.

A ação não se limita ao prefeito reeleito, mas também envolve a vice-prefeita Roseli Borges de Araújo Gonçalves e o vereador Gilmar Celso Gonçalves, conhecido como "Gilmar da Obras". Outras quatro pessoas também foram citadas no processo, que segue em análise pela Justiça Eleitoral.

Com a derrota, Eric reassumiu o posto de delegado na cidade onde estava lotado, Juara – MT, e agora foi exonerado de suas funções.

Outras polemicas.

Um escrivão da Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência (B.O), contra Fantin que à época era   pré-candidato a prefeito de Brasnorte, por desacato, desrespeito, perseguição e ameaça.

Já no período de campanha, Eric Fantin, se envolveu em uma grave polêmica após a divulgação de vídeos e imagens íntimas nas redes sociais com uma suposta garota de programa.

Nossa reportagem tentou contato com Eric Fantin para comentar sua exoneração e a polêmica envolvendo as eleições de Brasnorte, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.